História da Black Friday
A história da Black Friday remonta ao final do século XIX, mas nesta altura a Black Friday estava associada à crise financeira e não ao fim-de-semana das vendas promocionais pela qual é hoje conhecida. A primeira vez que se utilizou o termo, foi para descrever uma crise financeira em 1869. Foram dois financeiros de Wall Street, Jim Fish e Jay Gould, que juntos compraram muito ouro na esperança de aumentar os preços e depois vendê-lo para obter lucros. O mercado do ouro caiu e, eventualmente, a bolsa de valores viu-se numa queda livre, levando à falência toda a gente, desde as pessoas do Wall Street, até aos agricultores.
De onde surgiu o nome?
A primeira vez que a Black Friday foi referida como um dia dedicado às compras, tal como a conhecemos hoje, foi no dia a seguir ao Dia da Ação de Graças em 1961, em Filadélfia. Os polícias da cidade usaram pela primeira vez o termo para descrever o dia seguinte ao dia da Dia da Ação de Graças. Grandes multidões de turistas e de compradores inundaram a cidade antes do jogo de futebol Army-Navy, realizado no sábado seguinte. Os compradores criaram o caos, engarrafamentos de trânsito e os ladrões também aproveitaram o dia atarefado. Os polícias de Filadélfia não podiam tirar o dia de folga, tinham muitas vezes de trabalhar turnos extra-longos para controlar as multidões e o trânsito, tendo assim sido descrito este dia como Black Friday (a sexta-feira negra). Desde então,este tornou-se o maior evento de compras do ano, com muitas lojas a baixarem radicalmente os seus preços numa vasta gama de produtos, de forma a aumentar os lucros e dar oficialmente início à época festiva do Natal. Os retalhistas continuam frequentemente as suas vendas ao longo do fim-de-semana, acabando as ofertas na segunda-feira seguinte.
Horário de compras
Os horários de abertura da Black Friday são frequentemente mais longos do que o normal, com muitos retalhistas a abrirem as suas portas nas primeiras horas da manhã. "Horário de abertura das 4.00h às 22.00h" é uma frase da Black Friday que podemos ouvir com frequência.
Mas se ir para o meio da multidão, mesmo com horários alargados, não é da sua preferência, pode sempre aproveitar as vendas online. Atrevemo-nos a dizer que todas as lojas fazem promoções e ofertas neste dia. E se prestar atenção às newsletters ou folhetos promocionais vai até poder ver atempadamente tudo o que poderá aproveitar neste dia. Pegue na sua lista de presentes de Natal e compre já em promoção tudo o que precisa: aquela camisola da Zippy para a filha, uma consola de jogos na Fnac para o filho, em perfume da Perfumes e companhia para a esposa e até uma máquina de lavar louça nova na Worten. Há de tudo para todos aos melhores preços! Consulte já e aproveite as campanhas!
Nome | Detalhes |
---|