As férias de verão estão a terminar e está mais uma vez na altura de pensarmos no regresso às aulas.
É mais um ano letivo, onde novas rotinas se avizinham, as decisões são importantes e os objetivos são estabelecidos - quer para os mais pequenos, quer para os alunos universitários.
A grande preocupação dos pais é sem dúvida toda a gestão do orçamento necessário para se adquirir os novos livros escolares, os acessórios e até o vestuário. E para quem tem uma família grande com jovens em diferentes anos letivos, é um desafio ainda mais complexo de gerir.
Assim, e para que nada falte, deixamos a seguir algumas dicas importantes:
Comece por verificar todo o material escolar que o seu filho ainda possui. Elimine de uma forma correta tudo o que não pode ser aproveitado. Faça-o em conjunto com o seu filho transmitindo-lhe assim a mensagem da importância de se poupar dinheiro e até da reciclagem.
Adquira os livros e materiais escolares com antecedência. Assim que tiver as listas disponíveis, faça de imediato a sua encomenda. São inúmeras as lojas que fazem promoções e campanhas no regresso às aulas em todo o material de papelaria e acessórios necessários, desde cadernos, canetas, estojos, mochilas, etc. Veja os folhetos por exemplo da Fnac, Intermarché, Continente, etc.
Ao verificar todo o material escolar do ano letivo anterior, aproveite e verifique também o vestuário e calçado. Tudo o que já estiver demasiado gasto ou já não servir deve ser igualmente descartado de uma forma correta. Leve o seu filho num passeio até uma instituição de caridade e mostre-lhe a importância de doar vestuário a quem ainda o pode reaproveitar. Da mesma forma que poderá aproveitar as ofertas e promoções das lojas de material de papelaria, aproveite igualmente as ofertas promocionais das lojas de vestuário e compre tudo o que necessitar. Lojas tais como o El Corte Inglés etc. levam a cabo excelentes promoções em vestuário e calçado.
Algo muito importante é recuperarem-se os horários e as rotinas exigentes do ano letivo. Assim, e para que as crianças se habituem de novo aos horários escolares, é importante começarem a praticá-lo com uma ou duas semanas de antecedência, de uma forma gradual. Assim, quando chegar a altura do despertador tocar, todos estarão devidamente preparados.
O espaço de estudo em casa é igualmente importante para que as crianças mantenham hábitos e tenham o seu próprio espaço para fazerem os trabalhos de casa assim que chegarem. Esta área pode ser uma pequena mesa num canto da sala de estar, um espaço no quarto ou até um recanto na cozinha. O importante é terem o seu próprio espaço equipado com tudo o que precisam. Consulte os folhetos das lojas de mobiliário, que nesta altura têm também excelentes promoções em oferta, e certamente encontrará uma pequena mesa e cadeira que se adapte num qualquer espaço da sua casa. Consulte os folhetos das lojas tais como a Ikea ou a Jom por exemplo.
Estas são algumas das nossas dicas que poderão ajudar a manter tudo preparado e organizado para um regresso às aulas de sucesso.
Boas aulas!
Nome | Detalhes |
---|